Algumas das lembranças mais marcantes e inesquecíveis da infância que guardamos são de viagens em família. Pense agora em uma viagem que você fez com seus pais e que você se recorda até hoje? É incrível pensar que as lembranças de viagens que seu filho irá levar por toda a vida estão sendo construídas hoje e cabe a você proporcionar a ele esses momentos.

Para isso é preciso ter atenção a alguns detalhes simples e muito importantes para planejar sua viagem com as crianças. Essas 7 dicas que preparei para você são fundamentais e podem definir se a sua viagem em família será lembrada por bons momentos de alegria ou por momentos de conflito e desconforto.

Se você quer que suas viagens em família sejam experiências significativas e repletas de boas lembranças para você e para seus pequenos, então é fundamental pensar nos detalhes. Então vamos lá!

 ferias-com-filhos

7 dicas para tornar a viagem inesquecível

 1- Escolhendo o destino

– O local escolhido deve ser compatível com a idade das crianças. Filas enormes, por exemplo, não combinam com crianças. Isso poderá deixá-las entediadas.

–  Os excessos de frio ou calor podem trazer grandes incômodos para as crianças. Aqui na minha casa, por exemplo, viajamos poucas vezes para praias. A minha filha tem alergia ao calor intenso e a água salgada trazia imenso desconforto. Então cada viagem à praia precisava ser planejada com cuidado para que não fosse uma experiência ruim.

– Procure informações sobre o local escolhido e faça um roteiro com todos os lugares que vocês desejam visitar e adequar à quantidade de dias que vocês pretendem ficar. Saber de todas as atividades, o que tem para fazer e se programar.

– Converse com seu filho sobre a viagem, conte o nome do lugar, o que tem de interessante e o que vocês irão fazer, independente da idade dele. Se ele for maior, poderá dar sugestões também.

 2-  Fazendo as malas:

– Fazer as malas com antecedência para evitar estresse e levar em conta o destino escolhido.

– Fazer uma lista ajuda a levar o que é necessário para a quantidade de dias de viagem e  não deixar algo importante para trás.

– Roupas e calçados adequados ao clima. Lembre-se de levar algumas peças a mais.

– Remédios necessários para cada um.

– Material de higiene.

– Sacolas para separar a roupa suja.

– Brinquedos são importantes para que a criança possa se divertir durante o trajeto e durante os dias da viagem. Leve os preferidos do seu filho e que sejam fáceis de transportar. Se ele é maior, ajude-o a escolher. É bom levar um brinquedo surpresa, no caso de um estresse,  um imprevisto ligado a tempo de espera ou mesmo para agradar seu filho. Inclua os livros também, afinal ler ou contar histórias  vale também durante os passeios fora de casa.

– Bagagem de mão: Leve água e lanche para para todos. Biscoitos salgados e frutas são indicados, pois além de sudáveis são mais duráveis. Coloque também remédios (se estiver em uso), uma muda de roupa, alguns brinquedos, e material de higiene para todos.

 3- Durante a viagem:

– Não esqueça a bagagem de mão. Certamente você irá precisar dela.

– Comece a tirar fotos. Registrar o trajeto da viagem poderá trazer imagens bonitas da paisagem, da família e  lembranças significativas de acontecimentos que não estavam previstos..

– Chame a atenção do seu filho para curiosidades do trajeto. A paisagem, as pessoas, o meio de transporte… Esses momentos, além de muitas aprendizagens, proporcionam também diversão e, claro, boas lembranças.

– Conte, leia e ouça histórias, cante, brinque, ouça músicas, conversem, tirem uma soneca, fiquem em silêncio, enfim, curtam o trajeto e se divirtam. Boas lembranças virão também desse momento.

 4- No destino:

– Depois de retirar a bagagem e se instalarem no local, fique um tempo com seu filho para que ele se acostume ao novo ambiente. Dê uma volta com ele pelo local, relembre o nome lugar em que estão e fale um breve resumo do que vão fazer. Esse tempo com você deixa a criança mais segura para se adaptar ao novo ambiente. Se seu filho é bebê, então faça esse passeio com ele nos braços.

– Procure manter a rotina nos horários de se alimentar e dormir.

– Observe a criança: se está gostando, se cansando demais, se alimentando bem, tomando água, indo ao banheiro regularmente, brincando, se divertindo. É claro que uma viagem altera a rotina de todos, mas mude  os planos se você perceber que a viagem não está agradando.

 5- Algumas sugestões de destinos apropriados para crianças:

– Prefira as praias mais vazias, com mar mais calmo e planeje o passeio bem cedo, por causa do sol e das marés.

– Hotéis fazenda e resorts com programação para crianças.

– Se a criança tem pelo menos 3 anos, acampamentos também são boas escolhas.

– Casa de parentes e amigos.

 6- Lembranças das viagens

Trazer uma lembrança da viagem poderá dar início a uma coleção feita em família. Cartão postal, conchas, souveniers, albúm de fotos são algumas possibilidades. Escolham juntos o que levar para casa de lembrança.

 7- Sugestões de brincadeiras para se fazer durante a viagem:

– Ler e contar e criar histórias.

– Recitar poemas.

– Recitar parlendas.

– Cantar alto, baixinho, rápido, devagar, fazendo voz de gigante, voz de bruxa, de formiga (pergunta para seu filho como é que podemos fazer essas vozes)

– Fazer adivinhas.

– Falar  trava línguas.

– Palavra musical – Uma pessoa fala uma palavra e os outros terão que cantar uma música com aquela palavra. Quem cantar primeiro e acertar, será o próximo a falar.

– Inventar rimas – Cada vez um escolhe a palavra para fazer rimas. Rimas com os nomes de vocês, com o destino da viagem, com o meio de transporte e muito mais.

Ex.: avião rima  com…  mão
carro rima com… amarro
praia rima com… saia
areia rima com…aveia
mala rima com… sala

– Fazer toalha rendada com papel.

Viajar em família deixa lembranças e muitas histórias para contar. Mas, para que a viagem seja mesmo uma boa ideia, vale planejar com cuidado cada detalhe. Afinal, imprevistos podem acontecer e com o planejamento em dia, fica mais fácil replanejar, evitar o estresse e fazer a viagem ser um sucesso.

Então, Boa viagem!

7 replies on “7 Dicas Simples Para Tornar as Viagens com Seus Filhos Inesquecíveis”

  1. adorei as dicas!!! tenho 2 filhos uma menina de 6 anos e um menino de 2anos…aí já viu né…brigas ,choros,muitas das vezes deixamos de sair de casa!! sempre leio os seus comentários..nos ajuda muito..obg!!

Comments are closed.