6 dicas para a mochila escolar não atrapalhar o rendimento do seu filho na escola

A mochila escolar é uma ligação importante entre a escola e a família. Através dela é possível acompanhar, de fato, o que nossos filhos realizam na escola. Ela guarda objetos recheados de informações riquíssimas que não podem passar despercebidas por uma mãe que educa.

descubra como a mochila escolar pode melhorar rendimento do meu filho na escola

No entanto, muitas vezes esquecemos de olhar bem de pertinho o que o filho guarda na mochila. É bem provável que, se você perguntar, ele responda que está tudo em ordem: cadernos, livros e estojo, tudo organizadíssimo. Pode ser que esteja mesmo, mas vale a pena conferir.

Acredite, você pode saber muito sobre a vida do seu filho se você acompanhar a organização da mochila que ele leva para a escola e prestar atenção em alguns detalhes. E saiba que isso não é invasão de privacidade! É tarefa de mãe, de mãe que educa!

  1. Abrir a mochila e examinar todo o conteúdo junto com o filho
    Convide seu filho para olhar a mochila e diga que quer saber como está sua vida  na escola. Sente com ele, abra a mochila e converse sobre o material: o que ele usa mais,  quais as suas preferências, o que ele está aprendendo e lembre-se: saber o que ele está aprendendo não significa ter que saber tudo sobre o assunto. Você pode contar alguma curiosidade, se você souber. Seu filho vai adorar dividir com os  colegas o que aprendeu com você.  É importante ele perceber  que você está ali presente, que sabe o que acontece com ele. Dá segurança.
  2. Descubra fatos importantes que aconteceram com ele na escola
    Enquanto vocês vão explorando o conteúdo da mochila, outros assuntos ligados à escola poderão surgir. É um bom momento para  perguntar sobre fatos  que tenham acontecido no dia ou na semana. Fatos que possam ter sido significativos para ele e que o afetaram de forma positiva ou negativa. É provável que apareçam assuntos sobre os quais ele não falaria para você abertamente. Sabe aquele ditado, “uma coisa puxa a outra”? Faça isso diariamente.
  3. Questionar sobre os papéis que costumam aparecer amassados no fundo da mochila
    Você pode encontrar folhas com avisos e tarefas que ficaram esquecidas e amassadas bem lá no fundinho. Às vezes seu filho pode até perder pontos porque nem se lembra daquela folha na mochila. Isso acontece!
  4. Retire o material desnecessário
    As crianças costumam acumular cadernos e livros que não estão de acordo com o horário e que aumentam o peso na mochila sem necessidade. As meninas adoram levar maquiagem, acessórios e até o diário, já os meninos gostam de carregar brinquedos, como carrinhos. Além do peso, o excesso de coisas na mochila gera desorganização, um dos vilões que impedem o bom rendimento escolar do seu pequeno.
  5. Mantenha o material sempre completo
    O material de uso diário também deve estar completo. É bom lembrar seu filho sobre isso e, mesmo que ele seja daqueles que perdem tudo, você deve conversar sobre a importância de cuidar dos pertences. É seu papel também garantir que não falte nada no estojo. Ter o material à mão no momento que precisar contribui muito para o bom desempenho nas tarefas escolares. Ter reservas em casa facilita a reposição, então faça um pequeno estoque de cadernos, lápis, cola, tesouras, etc…
  6. Mochila e estojo devem estar sempre limpos
    Em casa e na escola é comum ver as mochilas espalhadas pelo chão e por isso elas costumam ficar muito sujas. Os estojos também vão ficando sujos por causa do uso contínuo e do contato com lápis e canetas. Sendo assim, é importante limpá-los semanalmente. Essa tarefa pode ser feita pelo seu filho e, caso ele for pequeno, com a sua supervisão ou ajuda. É importante manter esse elo entre escola e família bem cuidado, assim você está ensinando seu filho a valorizar a escola e seus pertences.

Então, não se esqueça, é fundamental para o bom rendimento escolar do seu filho dar uma conferida diariamente na mochila. Lembre-se de convidá-lo para fazerem essa tarefa juntos. É muito importante para ele saber que você se preocupa e que está “de olho” nos assuntos da escola.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.