5 dicas para fazer o desmame noturno

O artigo de hoje é para mães de bebês ou crianças pequenas que ainda mamam no peito, já comem outros alimentos, mas só querem saber de dormir agarradinhas no peito. Mães de crianças que acordam à noite (várias vezes ou não) e ninguém na casa dorme direito… Esse é o seu caso? Se você está preocupada com essa situação, leia este texto até o final (ou assista ao vídeo aqui embaixo) e descubra 5 dicas para fazer o desmame noturno! Vamos lá?

Amamentar é bom demais. É um ato de amor, que alimenta o filho e gera conexão com a mãe, inclusive já escrevemos por aqui quais são as maiores verdades sobre amamentação. Mas quando a criança começa a usar a amamentação como um recursos pra dormir, acorda de noite e pede o peito da mãe, pode acabar gerando uma situação complicada. A mãe pode ficar cansada, a criança também… Se você está passando por isso, sabe como é uma situação difícil.

O desmame noturno pode ajudar no sono da criança

Seu filho pode até usar o momento da amamentação para dormir, mas outras crianças podem precisar de outros recursos, como dormir segurando a mecha de cabelo ou mão da mãe. A criança aprende a dormir com esses recursos. Quando ela acorda durante a madrugada, pede esses recursos pra dormir de novo. Se você está tendo outras dificuldades na educação do seu filho, confira o curso Como Educar os Filhos e Colocar Limites. É um curso bem completo que vai te ajudar muito na educação do seu pequeno!

E não é só isso, acredite, tem muito adulto que também faz a mesma coisa. Sabe aquele adulto que só dorme vendo televisão, ou depois de tomar banho? Pois é… Esses também são recursos pra dormir. Uma amiga minha me contou que só assiste televisão deitada, porque então ela já pega no sono de uma vez. Dessa forma, sem saber, ela está usando a televisão como um recurso pra dormir.

A mesma coisa acontece com a criança. Mas não se preocupe, nós podemos ensinar as crianças a ter um sono tranquilo, sem precisar de recurso nenhum. E você pode continuar a amamentar e ainda dormir a noite inteira. Quer saber como fazer isso? Então vamos às 5 dicas para fazer o desmame noturno!

5 dicas para fazer o desmame noturno

5 dicas para fazer o desmame noturno

1 – Confira a rotina da criança

Como anda a rotina do seu filho? Ele janta, almoça? E em que horários ele faz isso? A rotina ajuda muito na horinha de dormir, para que seu filho fique mais calmo e consiga pegar no sono com mais facilidade. Se seu filho ainda não tem uma rotina muito equilibrada, saiba mais sobre como criar a rotina do sono.

2 – Amamente sentada

Quando você for amamentar seu filho na hora de ele ir dormir, faça isso sentada em uma cadeira, poltrona, mas não faça isso deitada. É muito importante evitar amamentar deitada porque pode ser que você durma ou deixe a criança cair no sono.

Esse momento é muito importante para que seu filho consiga dormir sem estar mamando. Por isso, depois da amamentação, quando ele estiver caindo no sono, é só colocar ele no berço com calma, ok?

3 – Se a criança reclamar, não se desespere

Quando você colocar seu filho no berço, pode ser que ele chore, e que reclame a sua ausência. Nessa hora é preciso que você tenha calma, cante ou conte uma história para ele, até que comece a ficar sonolento outra vez. Então você vai se despedir e sair do quarto, para que ele consiga encontrar o sono de novo. Se você tem dúvidas na hora de escolher livros pro seu filho, o Clubinho da História vai te ajudar muito! É um clube de assinaturas de livro infantil que eu mesma faço a curadoria dos livros enviados.

4 – Conte com a ajuda de outras pessoas para fazer o desmame noturno

Pode ser que na madrugada seu filho chore e chame por você. Assim, é muito importante que você atenda, converse com ele e veja se está tudo bem. Mas também pode acontecer de a criança acordar e dormir de novo. Assim, nem será necessária nenhuma intervenção sua. Nessas horas é bom que você tenha alguém pra te ajudar nessa tarefa, como o pai, por exemplo. Afinal de contas, pode ser que você acorde, veja e criança e fique com dó. Nessas horas, você pode acabar cedendo e pode amamentá-lo de novo. Por isso, se tiver alguém pra te ajudar, ótimo. Mas, se não tiver, a quinta dica é fundamental.

5 – Cuidado com a roupa que você está vestindo!

Se a criança acordar de madrugada e você precisar ir ver se está tudo bem, então tome cuidado com a blusa que você está vestindo. Cheque se a roupa que estiver vestindo não está com respingos de leite. Se tiver, a criança vai sentir o cheiro do leite e vai querer mamar de novo. Nesse caso a separação vai ser mais difícil e o desmame noturno também vai ficar prejudicado. Por isso, cuidado com a roupa que você está vestindo!

E então? Gostou das dicas? Se você está na luta para fazer o desmame noturno, coloque essas dicas em prática hoje mesmo. Veja como seu filho vai se comportar, fique tranquila e faça tudo com calma. Se você tem mais dúvidas sobre amamentação, desmame ou educação de filhos, saiba mais sobre o curso Como Educar os Filhos e Colocar Limites. É um curso que eu fiz pensando nos desafios da maternidade e da educação dos filhos. Com certeza vai te ajudar muito! E, qualquer dúvida, é só deixar aqui embaixo nos comentários! Quem sabe sua dúvida não vira um artigo por aqui?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *