Como Levar Meu Filho Ao Cinema

“O filme estava sendo muito esperado, com classificação livre. Momento ideal para apresentar o cinema para a caçulinha. Mateus, de 8 anos, estava super entusiasmado. Miguel, de 6 anos, se mostrou interessado. E, Maria, a caçulinha, foi na “onda” dos irmãos.
Então, pensei que estava tudo certo! A tarde ia ser incrível: cinema, lanche, boas risadas… momentos divertidos e felizes.

Grande engano! O filme era classificação livre, mas era também um filme denso. Uma história que me emocionou e provocou profunda tristeza.

Os meninos pareciam não entender nada e Maria ficou no meu colo, agarrada, tensa, sem entender o que estava acontecendo….

Conclusão: não era um filme para crianças da idade dos meus filhos.

Onde foi que eu errei?”

O cinema é um passeio que agrada muito os adultos. Quem não gosta de ir ao cinema? Desde a escolha do filme até o bate papo com os amigos, depois da sessão, é pura diversão.

Mas, com as crianças, a história é bem diferente. Levar os pequenos ao cinema pode ser uma aventura daquelas que não termina bem.

crianca-cinema
Sala escura e luz intensa na tela, ar condicionado “gelado”, som altíssimo, pessoas desconhecidas, filme muito longo, história densa, criança muito novinha… A lista de fatores que apresentam risco para o conforto dos pequenos pode ser ainda maior!

E não caia na armadilha de acreditar que “se a maioria das crianças está indo, então está tudo bem levar o meu filho também.”

Não é bem assim. Cada criança é única. Embora tenham as mesmas necessidades, é certo que são diferentes em tudo. Nos medos, no temperamento, nas vontades…

O sucesso do passeio vai depender das suas atitudes quando você resolver que chegou a hora do seu filho frequentar as salas de cinema. Atitudes acertadas podem fazer do cinema um passeio que termina bem e deixa um“gostinho de quero mais”.

1- Leve em conta a idade do seu filho

A idade adequada varia entre 4 e 5 anos. Isso porque, nessa idade, a criança costuma ter maior concentração e consegue ter noção do enredo da história.

Crianças mais novas costumam chorar e ficar muito assustadas, mesmo se você tiver planejado muito bem o passeio.

2- Leve em conta as características do seu filho

Não se esqueça que cada criança é única e o que e bom para uma pode não ser boa para a outra.

Leve em conta os medos e o temperamento do seu filho para não escolher um filme que só vai assustá-lo e fazê-lo chorar.

3- Escolha bem o filme

Muitas vezes a classificação do filme não corresponde às características do seu filho e a história pode não agradar.

Procure saber o que você puder sobre o filme e, se possível, pergunte para aquelas pessoas que você sabe que já assistiram. Enredo, tempo de duração, críticas… Com essas informações você pode decidir se continua ou desiste do passeio.

Você poderá fazer uma pré-escolha e selecionar até três filmes para seu filho escolher um. Mas, lembre-se, primeiro você faz a escolha.

4- Prepare seu filho

Converse com seu filho, “olho no olho”, mesmo que ele já tenha ido outras vezes no cinema. Uma boa conversa prepara a criança e, além de ser uma postura respeitosa com ela, você pode também evitar crises de choro e vontade de ir embora:

  • Fale da história e dos personagens;
  • Mostre fotos do filme;
  • Mostre fotos, se você tiver, de outras vezes que vocês foram ao cinema;
  • Conte que a cadeira é grande e confortável, pode levar lanche e tem banheiro;
  • Conte que a tela é grande, o som é alto, a sala é escura e vocês podem sentir frio, por causa do ar condicionado;
  • Deixe claro que vocês vão juntos, se sentarão um ao lado do outro e, se ele quiser, poderá pegar na sua mão. Vocês também poderão sair antes do filme acabar e voltar para casa.

Saia de casa sem correria. O deslocamento de casa para o cinema traz tranquilidade e permite que vocês cheguem até a sala com calma e tranquilidade.

5- Observe se seu filho está bem

Avalie se ele não está febril, cansado ou indisposto. Ofereça um lanche, para que a fome não o deixe irritado. Avalie se a roupa está adequada e não esqueça do agasalho. Lembre seu filho de ir ao banheiro antes de saírem.

6- Converse sobre o filme depois da sessão

Seu filho vai gostar de conversar com você sobre o filme, ouvir a sua opinião e falar a dele. Você poderá avaliar se o filme foi bom para seu filho e se a escolha foi acertada.

Assistir um filme na sala de cinema poderá ser um experiência incrível para seu filho. Ele pode, desde pequeno, construir o gosto pelas histórias e saber escolher um bom filme.

E isso não é maravilhoso?