10 Passos Para Seu Filho Dormir Tranquilo a Noite Toda

Chega a hora de ir dormir e a criança começa a inventar “moda”. Quer ficar  vendo TV, quer ir ao banheiro, quer os brinquedos, enfim quer tudo menos ir dormir. Um dia escova o dentes antes de colocar o pijama. No outro dia já está deitado e lembra que não escovou os dentes. O horário de ir para a cama depende da vontade da criança e das tarefas dos pais. É uma situação que se repete a cada dia e traz desgaste para família toda.  A hora de ir dormir se transformou em um caos.

Nessas horas é fundamental estabelecer o ritual do sono. Nos vídeos abaixo eu te conto quais são as 10 dicas fundamentais para estabelecer uma rotina saudável para o seu filho na hora de ir dormir, e que vão garantir uma noite de sono muito tranquila para a sua família.

Pode ser que aí na sua casa, a hora de ir dormir seja mais ou menos assim. Um caos e você não sabe o que fazer.

Para lidar com os desafios de cada fase,  a criança precisa que o seu dia  tenha atividades com horário e sequência estabelecidos. Isso  permite a ela saber e esperar pelo que vai acontecer. É a rotina que traz previsibilidade e estabilidade, dois elementos fundamentais para que a criança consiga se organizar e se sentir segura.

A hora de ir dormir exige também atividades que são previstas e esperadas pela criança. Ela sabe o que vai acontecer e se prepara para tal.

Portanto, é fundamental para a criança que o momento de ir para a cama seja precedido por atividades que se repetem todos os dias na mesma sequência e no mesmo horário. A criança vai se apropriando da rotina,  o corpo reconhece o ritual e se prepara para o que está por chegar: o sono.

O ritual do sono poderá começar em qualquer lugar da casa, menos no quarto, porque é lá que ele termina.

Então veja os 10 passos que vão te ajudar e inspirar a construir um ritual do sono para seu filho.

noite de sono tranquila

1- Hora do jantar – O ritual do sono começa aqui.  Ofereça o jantar mais ou menos três horas antes da criança ir dormir. Isso é importante para que a digestão dos alimentos seja feita em tempo e ainda dê tempo de fazer um lanchinho mais tarde.

2- Brincadeiras mais calmas – Antes de dormir, dê preferência às brincadeiras mais calmas. Elas ajudam o corpo a desacelerar, e a prepará-lo para a hora de dormir. Exemplos de brincadeiras calmas são: brincar de faz de conta, lego, caixa de sucata, desenhar… Observe também se seu filho assiste muita televisão, pode ser que o excesso de tempo na frente dela esteja prejudicando o sono do seu filho.

3- Lanche  – O lanche leve deve ser oferecido  fora do quarto. A amamentação e a mamadeira devem ser oferecidos fora do berço ou da cama. O lanche deve ser mais leve e é muito importante para que seu filho não sinta fome durante a madrugada e acabe interrompendo o sono por isso.

4- Higiene – Agora é a hora de fazer xixi e escovar os dentes. Outro ponto muito importante é colocar o pijaminha. O pijaminha já faz o corpo reconhecer que está na hora de dormir. Importante lembrar que, se estiver calor, o pijama deve ser mais fresco e, se estiver mais frio, deve ser mais quentinho. Um pijama confortável faz toda direferença para o sono tranquilo.

5- Despedida – Chegou a hora da despedida. Despedir do papai, dos irmãos, da família toda e até dos brinquedos, se a criança desejar. Essa ação de despedir é muito importante porque encerra o ciclo do dia e mostra que é hora de ir para o quarto, é hora de ir para o quarto.

6- Preparação do quarto – Esse é o momento certo de combinar com o seu filho como o quarto vai ficar na hora de dormir. Um abajur aceso, a porta entreaberta, tudo apagado, enfim, o que for melhor para vocês. Se seu filho ainda é muito pequeno, prepare o quarto da maneira que vocês se sentirem mais tranquilos. 

7- Contação de história – Esse momento é muito importante porque aqui você estabelecerá conexão com o seu filho. Um dia você lê, outro dia conta histórias. Seu filho também pode contar pra você.  

8- Mais uma despedida e hora de dormir – Quando o seu filho ficar sonolento, se despeça dele e saia do quarto. É hora de encontrar com o sono e ter uma boa noite de sono.

9- Pode ser que ele chame você de volta. Se seu filho chamar de volta, é importante que você volte, converse com ele e, se for preciso, recomece os passos a partir da contação de histórias. A criança está garantindo que você estará lá quando for preciso: atender a esse chamado vai fazer com que ela se sinta mais segura.

10- Preparação durante o sono. Prepare-se para atender o seu filho de madrugada. Durante a madrugada, pode ser que você tenha que voltar no quarto do seu filho mais uma vez. Pode ser que seu filho simplesmente acorde, chame por você e volte a dormir de novo. Mas pode ser que seja necessário recomeçar o ritual de novo e, caso isso ocorra, retome a partir da contação de histórias. 

Ter paciência durante os passos desse ritual é muito importante porque o seu filho precisa de tempo para alcançar uma noite de sono saudável e contínua. Respeitar o tempo dele é fundamental para que, em pouco tempo, todos estejam dormindo tranquilos durante a noite toda!

Seu filho vai se apropriar do ritual do sono com a sua ajuda. Ele confia em você! E a noite de sono vai ser boa para a família toda.