Como Saber Com Certeza Se Chegou a Hora do Desfralde?

Segundo Fernando Pessoa, poeta português: “a medição do tempo do relógio é falsa”. Ela é certamente falsa no que diz respeito ao tempo das crianças, ao tempo certo para iniciar o desfralde, afinal, cada criança tem seu ritmo próprio.

A fralda é uma aliada poderosa das mamães e das crianças. Seja de pano, seja descartável.

Mas chega o momento em que a fralda começa a se tornar um incômodo tanto para a criança quanto para a família. Todos começam a enxergar na antiga aliada algo que já passou da hora de acabar. E o desfralde começa a dar sinal de vida.

O controle dos esfíncteres (músculos que controlam a saída do cocô e do xixi) não é um processo fácil. Ele pode começar a partir dos dois anos e pode se estender até por volta dos 5 anos ou mais.

A idade é um indicativo fundamental para o início do desfralde. Começar cedo demais poderá trazer sérias dificuldades físicas para a criança (infecções urinárias e prisão de ventre) e emocionais (vergonha, medo, insegurança).

hora-do-desfralde

O bebê não consegue reconhecer no seu corpo a necessidade de fazer cocô e xixi: à medida que vai crescendo ele começa a tomar consciência do seu corpo. Essa conquista traz muitas mudanças em sua vida, inclusive a capacidade de reconhecer a hora de fazer cocô e xixi. Isso representa ao mesmo tempo uma grande conquista e um grande desafio. Ela não sabe como conduzir essas descobertas, esses sinais que o corpo dá.

Então, o papel do adulto, o seu papel, mãe, é dar suporte físico e emocional para a criança. É você quem irá reconhecer os sinais que seu filho está preparado para aprender a difícil tarefa de controlar a saída do cocô e do xixi.

E quais são esses sinais?

1- A fralda fica seca por mais ou menos três horas.

2- Seu filho pede para fazer xixi ou cocô no vaso ou no penico. Mostra-se interessado por esses objetos.

3- A criança mostra-se incomodada com a fralda molhada ou com cocô, por isso procura você para retirá-la ou ela mesmo quer realizar a tarefa.

4- Pede para tirar a fralda, porque parece se sentir mais confortável sem ela.

Seu filho está crescendo, está vencendo desafios! Isso é maravilhoso! É a vida acontecendo! Então, cuide do seu filho, porque ele conta com você!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.