4 sinais de que a hora do desfralde chegou!

Seja de pano ou descartável, a fralda é uma aliada poderosa das mamães e das crianças. Não há duvidas sobre isso.

No entanto, chega o momento em que essa antiga aliada se transforma em um grande incômodo. Todos passam a enxergá-la como algo que já passou da hora de acabar.

Mas, afinal, qual a melhor idade e qual o momento certo para iniciar o desfralde e abandonar de vez a fralda? A criança dá sinais? Que sinais?

Essas perguntas assombram a cabeça de muitas mamães e tiram o sono de tantas outras.

O desfralde é um momento difícil para a criança, mas que pode ser vivenciado com naturalidade e tranquilidade. Para isso, é preciso lembrar que ela precisa estar pronta para esse desafio e a família também. O papel dos adultos que acompanham a criança nesse momento faz toda a diferença para que a tranquilidade esteja, de fato, presente no desfralde.

bebê desfralde 

O bebê não consegue reconhecer  a necessidade de fazer cocô e xixi. À medida que vai crescendo, ele começa a tomar consciência do seu corpo, e essa conquista traz muitas mudanças em sua vida. Uma dessas mudanças é saber o momento de fazer cocô e xixi. Isso representa ao mesmo tempo uma grande conquista e um grande desafio. Ele não sabe como conduzir essas descobertas, esses sinais que o corpo dá.

Então, o papel do adulto, o seu papel, mãe, é dar suporte  físico e emocional para a criança. É você quem irá reconhecer os sinais de que seu filho está preparado para aprender a difícil tarefa de  controlar a saída do cocô e do xixi.

E quais são esses sinais?

1. A  fralda fica seca por mais ou menos três horas. Isso pode significar que a criança já está iniciando o controle dos esfíncteres (músculos que controlam o cocô e o xixi).

2. Pedir para fazer xixi ou cocô no vaso  ou no penico. Mostra-se interessado por esses objetos, quer brincar com eles, saber como funciona.

3. Mostra-se incomodado com a frada molhada ou com cocô.  Ele fica inquieto, irritado e tenta, ele mesmo, retirar a fralda.   

4. Pede para tirar a fralda. Seu filho pede para que você retire a fralda molhada ou seca.  Ele parece se sentir mais confortável sem a fralda. 

A idade é um indicativo fundamental para o início do desfralde. Começar cedo demais poderá trazer sérias dificuldades físicas para a criança (infecções urinárias e prisão de ventre) e emocionais (vergonha, medo, insegurança).

Cada criança é diferente da outra, por isso o desfralde poderá começar entre 2 e 3 anos e se estender até por volta dos 5 anos. O controle noturno da urina poderá se estender até mais ou menos 7 anos.

Mesmo que tudo indique que a criança está preparada para o desfralde, há fatores que poderão dificultar o processo. Mas afinal, que fatores são esses?

  • Entrada na escola
  • Chegada de um irmão
  • Separação dos pais
  •  Mudança de escola
  • Troca de cuidador
  • Mudança de casa
  • Perda de um ente querido

Cada criança é única e tem o seu tempo para vencer desafios. Aquilo que parece insignificante para nós, adultos, pode significar muito e ser difícil para elas. Então, se algum desses fatores acontecer durante o desfralde, fique atenta. O seu filho poderá precisar que o processo seja adiado por um tempinho,. O melhor é ter paciência, adiar e aguardar. 

Seu filho está crescendo, está vencendo desafios. É a vida acontecendo!

E não se esqueça: cuide do seu filho, porque ele conta com você!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.